Wenlock e Mandeville



Wenlock e Mandeville são os mascotes oficiais das Olimpíadas de Londres. São dois cíclopes prateatos não muito tradicionais feitos de gotas de aço das fundições de Bolton, uma das potências industriais no noroeste da Inglaterra, de uma sobra de parte da construção do estádio olímpico. Eles foram esculpidos e depois ganharam vida magicamente.
A história foi criada pelo autor, poeta e dramaturgo Michael Morpurgo, conhecido pelo seu trabalho em obras de literatura infantil.
Os nomes são uma referência a Much Wenlock, uma pequena cidade inglesa que foi precursora dos Jogos Olímpicos Modernos com os Jogos Olímpicos de Wenlock, que se iniciaram em 1850. Mandeville teve seu nome tirado do hospital Stoke Mandeville, na cidade de Aylesbury que organizou os primeiros jogos para atletas com deficiências, em 1948, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O hospital organizou os Jogos para Cadeirantes e Amputados, que inspiraram as Paraolimpíadas. O Stoke Mandeville organiza eventos semelhantes até hoje.